sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A imagem nos anos 90

Os anos 90 é a época de inovação da imagem. A beleza é moralmente suspeita e a feiúra apresenta um encanto fascinante.

A antiga fase com modelos curvilineas como Naomi Campbell e Cindy Crawford, chega ao fim, a fase seguinte optou pela imagem oposta.
Naomi Campbell

Cindy Crawford


 A busca era pela imagem que chamava atenção por ser mais chocante!
O perfeito foi substituído pelo imperfeito, as novas modelos tinham corpo de adolescente, com pernas e braços longos e finos. A modelo de maior sucesso desta época foi Kate Moss.
Kate Moss

Os anos 90 podem ser considerados um divisor de águas na estética da imagem de moda e vem servindo de guia de estilo até os dias atuais para profissionais que pretendem "fugir"  dos tradicional. 

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Arquitetura na Era Industrial 1850-1890

Por boa parte do século 19, estilos revival como os de templos pseudogregos ou romanos e castelos góticos estilizados dominaram a arquitetura. Devido a Revolução Industrial novos materiais se fizeram a disposição, como escoras de ferro fundido, que incialmente foram escondias em colunas, sendo usadas sem ornamento em pontes suspensas e estações de estrada de ferro.

Paxton foi o primeiro arquiteto a utilizar ferro e vidro em sua construção, mostrando que os materiais industriais eram bonitos e funcionais, devido a rapidez na construção (85 quilômetros quadrados em 6 meses), a resistência ao fogo e a economia. 

O Palácio de Cristal – Paxton 1850-51 Londres. 

A maior maravilha da engenharia e da construção da época foi a torre Eiffel. Com trezentos metros era a mais alta estrutura do mundo. A torre consistia de 7.300 toneladas de ferro e aço conectadas por 2,5 milhões de rebites. Tornou-se um símbolo da moderna era industrial.


Torre Eiffel, Eiffel, 1889. Paris.

Referências:
CARDOSO, Rafael, Uma introdução à história do Design. Ed. Blucher, 1964.
GOMBRICH, E. H., A história da arte. Ed. LTC, 1999.

Por: Lais Estefani Hornburg




História em Quadrinhos

As revistas em quadrinhos eram grandes, do tamanho de revistas "normais" - menos a do Pato Donald, que era pequeno e da Editora Abril, minoritária no segmento HQ. Alguns lançamentos:


  • Revista Patota (SP) - com o melhor das tiras internacionais.
  • Revista Tex (1971) - quadrinhos da linha faroeste.
  • Revista Mandrake (1972)
  • Gibi semanal (1974): reunia personagens variados como: Popeye, Brucutu, Tarzan, Spirit, Recruta Zero, Lucky Luke, Dik Tracy, Sir Tereré, O Mestre, Flash Gordon.


Referência: Bahiana, Ana Maria. Almanaque anos 70. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. 407 p.
Por aluna: Gabriela Jurk



terça-feira, 20 de outubro de 2015

Ecultura 1930

 Escultor Alberto Giacometti 

Em suas obras Giacometti visava as figuras humanas, ele recuperava a capacidade expressiva  de imagem e do objeto, acompanhando a figura neofigurativa.                                                            
Uma de suas obras mais marcantes é"homme qui marche" uma escultura de bronze de quase 3 metros que se tornou uma das imagens icônica da arte moderna.                                                  




Ref: Biblioteca senai jaraguá sul
Aluna: Deizimara